sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Pião no Rio Grande (Por Edson de Carvalho)
No dia 10 de setembro, o mano Edo b. boy do Cartel do Break foi fazer um pião loko no Rio Grande do Sul, na cidade de Passo Fundo, onde havia uma batalha de Freestyle. Antes da batalha de Rima, mano Edo e a Mina Flávia desenvolveram uma oficina de Break com os alunos da Terceira Série da Escola Municipal, levamos uma idéia com as crianças e brincamos um pouco com o Break, as crianças gostaram muito e teve uma que até fez um comentário “aquele homem é malandro né professora, é professor mais é malandro” por causa das panagens ou estilo lokão.
No outro dia rolou um evento a tarde. O evento foi feito por um B.boy de lá, e realizado pela favela onde se encontraram na avenida Brasil em um bar. No evento o Mano Jesus me recebeu e trocamos uma idéia firmeza, escutando o som da Banca Cartel do Rap, e ele me apresentou para vários irmãos de caminhada.Vários rimadores compareceram totalizando um número de 13 pinhas para o combate de rima. Também colou vários grupos de rap – um deles “Relato divino” (rap gospel) e um outro, um irmão “Jay Sam” (carreira solo e gospel também) entre outros que estavam no local.
Uma que achei interessante foi que os irmão gostaram do som Iguaçuense, várias músicas da última coletânea foram colocadas pra tocar no evento, os irmão acharam muito loko o som de Foz.
No evento rolou um Freestyle milhão de break, os b.boys com estilos bem lokão representaram o elemento Break de Passo Fundo. O elemento break de Passo Fundo é bem mais desenvolvido que o de Foz, lá os b.boys dançam melhor e são mais bons no Break. Conheci o mano Jay Sam que todavia desenvolve os 4 elementos, levamos um proceder e me deu um CD seu single Gospel com o Titulo de “Verso e Verdade”. Na noite havia um outro evento de Hip Hop mais com menos teor de periferia, um grupo que havia lá estava divulgando seu trampo. Peguei o som dos lokos mais esqueci na city do Rio Grande.
No domingo, na parte da tarde, o Mano Jesus convidou para conhecer seu estúdio que recentemente estão fazendo, chegando lá o Mano Pregador Fox, nos recebeu humildemente, o Mano Jay Sam gravou um som - o primeiro do estúdio. Permanecemos enquanto fazia a gravação e com mais uma vitória a Banca Cartel do Rap (CDR) os manos querem caminhar juntos, fazer uma parceria e ter contatos quando haver eventos.
Finalizando, agradeço a todos e a todas que ajudaram nesse pião de vida loka, com maior satisfação e carinho.
(Edson de Carvalho B.Boy, arte-educador e estudante de letras em Foz)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário