sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

As 12 Regiões de Foz do Iguaçu (Por: Jackson Lima)

Foz do Iguaçu está dividida em 12 regiões. Cada região recebe o nome de um bairro, que pode ser o mais velho da região. Porém cada região da cidade tem um certo número de bairros. Bairros em Foz do Iguaçu tem uma característica interessante. Alguns só têm três ruas. Isso acontece, parece, porque cada loteamento recebeu o nome de "bairro". Muitos moradores de bairros por onde eu tenho passado, fazendo esse levantamento, reclamam. "Eu tenho um mapa de Porto Alegre onde os bairros são imensos. Aqui a cada três, quatro bairros há um bairro novo", disse um morador.

Outro morador, da Região do Parque Imperatriz deu outro exemplo. "Eu moro no Jardim Aurora 2. Do outro lado da rua é Jardim Aurora I e ali, no outro lado da rua, mas mais para a esquerda, a partir daquele muro é Parque Três Bandeiras". E assim vai. Outro morador destacou ainda que todo bairro de Foz se chama Parque ou Jardim. "Isso se deve aos loteamentos, cada loteamento era Jardim ou Parque", concluiu.

Assim voltando as Regiões de Foz vale a pena apresentar uma lista. Na lista, você vai notar que cada Região é identificada por nome, como já disse do bairro mais antigo ou mais influente e por número. Veja a lista:

Região de Três Lagoas ou Região 01 (R 01)
Região da Vila C ou Região 02 (R 02)
Região do São Francisco ou Região 03 (R 03)
Região do Porto Meira ou Região 04 (R 04)
Região do Jardim São Paulo ou Região 05 (R 05)
Região do Jardim América ou Região 06 (R 06)
Região do Parque Imperatriz ou Região 07 (R 07)
Região da AKLP e Vila "A" ou Região 08 (R 08)
Região do Centro / Vila Yolanda ou Região (R 09)
Região do Campos do Iguaçu ou Região 10 (R 10)
Região do Carimã ou Região 11 (R 11)
Área Rural ou Região 12 ( R 12)

Você deverá ter notado algumas curiosidades: o centro não é "região um"; a Região 12 é a área rural da cidade e está dividida em duas áreas. Uma, a que margeia a cidade e inclui as áreas ao longo dos limites do Parque Nacional do Iguaçu, Aparecidinha e outros bairros contíguos ou pegadinho à cidade e um outro pedaço de área rural iguaçuense que ficou perdido lá atrás depois de Santa Terezinha e enclavado no território de São Miguel do Iguaçu. É a área que se chama Vila Bananal e que já andou sendo chamada de Malvinas.

Por que essas postagens?

Meu propósito ao postar sobre os bairros de Foz do Iguaçu (e logo sobre as cidades do "Aglomerado Transfronteiriço" é subverter a situação atual onde as pessoas não se dão conta de que vivem em bairros. Você vive em Foz, ma seja lá como for, você vive em um bairro. Isso levaria a uma maior atenção das autoridades com os bairros. Não é o que acontece hoje. Por isso, eu tenho pregado a "bairrização" de alguns problemas municipais assim como a "municipalização" mudou a forma de resolver problemas estaduais e nacionais. Tenho pregado a "bairrização" do turismo, por exemplo. Como a vida acontece nos bairros - os bairros devem ser olhados de maneira diferente. A Itaipu Binacional é do Brasil, é do mundo, mas está em um bairro de Foz do Iguaçu. O Marco das Três Fronteiras está no Porto Meira. O Hotel Rafain está no Parque Imperatriz. O Hotel Recanto está no Parque Presidente. O Aeroporto está em um bairro da Região Carimã de Foz do Iguaçu. Tudo isso deve ser valorizado.


(Jackson Lima é jornalista e editor de "O Blog de Foz", voltado para divulgar coisas de Foz do Iguaçu (Paraná) e Tri-Fron. www.blogdefoz.blogspot.com)
Fonte: MEGAFONE.
No site do megafone tem os links com os mapas. Acessem: www.megafone.inf.br

Nenhum comentário: