sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO / ENVELHEÇO NA CIDADE (Ira)

Salve amigos e amigas, o Fanzine do Cartel completa 4 anos de vida nesse mês de fevereiro.


No ano de 2005, mês de fevereiro, saiu a primeira edição do fanzine. Um dos textos, contava em um resumo, a história da Banca CDR e os grupos que faziam parte na época: (M.D.K, A.D.P, Conexão P.B, Z.N.F, Revolucionários Mc's, Sobreviventes do Subúrbio, Considerados do Rap, M.A do Gueto, Vozes do Gueto, Black Mc, Relato Criminal, D.D.R e A.D.R). Outro texto era sobre a ALCA e os malefícios que traria para a América Latina. Intitulado “Diga Não ALCA*PITALISMO” o texto também falava da NAFTA, o acordo comercial entre México, EUA e Canadá. Além do quadro Poesias e Pensamentos havia um texto falando sobre a Sociedade Alternativa e o preconceito com os estilos de música underground.
Na edição de fevereiro de 2006, aniversário de 1 ano, começava com o texto da Carol sobre o MST e seu nascimento em 1984 na cidade de Cascavel. Estreava aí a coluna Óia sÓ e o zine trazia um grafite do Woloco. Contava também com artigo polêmico sobre o Carnaval intitulado “Anti-Folia” que mostrava a sua origem e a opinião de pessoas que não curtem essa festa


Fevereiro de 2007, aniversário de 2 anos. Texto de Palena Duran sobre Cuba, intitulado Pobreza e Miséria. No artigo ela faz uma comparação entre o Brasil e a Ilha comandada por Fidel Castro. Numa crônica de Eduardo Galeano – escritor uruguaio – mostrava seu pensamento a respeito de Che: “Boa parte da força de Che Guevara, penso, essa misteriosa energia que vai muito além de sua morte e de seus equívocos, vem de um fato muito simples: ele foi um raro exemplo dos que dizem o que pensam e fazem o que dizem”. Essa edição do fanzine cobriu o evento 11° Rap in Foz que rolou na loja Laysla Hip-Hop no Jd. São Paulo.

Em fevereiro de 2008 o fanzine estava fora do ar para reestruturação. Voltou em junho de 2008 com a edição 38 e muitas novidades. E nesse nosso aniversário de 4 anos o parabéns vai pra vocês leitores do fanzine que nos acompanharam durante todo esse tempo.

Boa leitura e fiquem na paz!!!

Vida longa ao tráfico de informação.

Nenhum comentário: