domingo, 5 de julho de 2009

POESIAS E PENSAMENTOS

Ironia Efervescente

Hipocrisia causa azia!

Vou tomar um antiácido
Para suportar a histeria
De sua hipocrisia
Estampada na fotografia
E ficar de bem com a vida

(O Ministério da Saúde adverte:
Afetação de virtude
causa danos à alma)

Graça Carpes

(www.pulsarpoetico.zip.net)


===========================


O Peixe

Tendo por berço o lago cristalino,
Folga o peixe, a nadar todo inocente,
Medo ou receio do porvir não sente,
Pois vive incauto do fatal destino.

Se na ponta de um fio longo e fino
A isca avista, ferra-a insconsciente,
Ficando o pobre peixe de repente,
Preso ao anzol do pescador ladino.

O camponês, também, do nosso Estado,
Ante a campanha eleitoral, coitado!
Daquele peixe tem a mesma sorte.

Antes do pleito, festa, riso e gosto,
Depois do pleito, imposto e mais imposto.
Pobre matuto do sertão do Norte!

(Patativa do Assaré)

==========================

Malditas sejam todas as cercas
Malditas todas as propriedades privadas
Que nos privam de viver e amar!
Malditas sejam todas as leis,
Amanhadas por umas poucas mãos,
Para ampararem cercas e bois
E fazer a terra escrava
E escravos os humanos

(Pedro Casaldáliga)

=============================


"O sabiá no sertão
Quando canta me comove
Passa três meses cantando
E sem cantar passa nove
Porque tem a obrigação
De só cantar quando chove"

(Zé Bernardinho)

=======================

Adoro uma bobeira
uma palhaçada
uma palavra à margem
uma idéia engraçada
uma sacanagem
adoro a surpresa da piada
uma indecência boa
adoro ficar à toa
fazendo trocadilhos obscenos
com sexo.
Adoro o que não tem nexo
e por isso faz rir
adoro a bobagem pueril
a coisa que não tem rumo
que de repente me escolhe
e me olha.
Preciso da besteira
para obter a glória!

(Elisa Lucinda)

======================

Como a poesia, a música retrata os estados da alma e as ondulações do coração, e concretiza os pensamentos invisíveis, e descreve o que há de mais belo nos desejos e sensações do corpo.

(Khalil Gibran)

==================

O batom sai da bolsa rumo aos meus lábios
que se tornam mais volumosos ou molhados
mais indiscretos e vermelhos, incastos
ganham xampu e escova meus cabelos
caem pelos ombros ou são vagamente presos
suspendo-os com grampos e os desalinho com os dedos
roupas, as encontradas nas vitrines, combinadas
florais ou lisas, caretas ou decotadas
de acordo com o dia, se de reza ou de noitada
sapatos de salto, esmalte em unhas crescendo
porém nada me veste melhor que o não-desempenho
bonita eu sou quando não estão me vendo.

(Martha Medeiros)

===================

Contraoquê?
contraabanda
musica boa
contraomanto
o verão
contraobanco
o povão
contraocanto
silencio
contraabunda
tvdesligada
contraobando
voto nulo
contraobaixo
volume máximo
contraoataque
a surpresa
contraabanca?
Fortalecimento

(Carol, Foz)

=======================

Revolta

O barulho do cachorro
Os passos de uma criança
O futuro de esperanças
Pisoteados ficam

A angústia no ar
A infelicidade, revoltas
A inimizade, o desprezo...
A solidão
O pesadelo
Quando chega dói

O passo
A realidade
O verso e reverso
Inspiram em mentes
Pisoteados ficam
Quando chega dói

(Edson de Carvalho, Foz)

=========================

A vida (feijão com arroz)
A vida é uma pratada!
um engasgo, um vomito

e atonica eu vejo
dentre meu ex- almoço
ali no chão
figurinhas inanimadas

"você é o que você come"

O que eu como?

Eu engulo sapos
Descasco abacaxis
Seguro pepino ....

Então o que fazer?

do sapo eu faço uma fritada
do pepino uma salada
do abacaxi um suco com hortelã

a vida é uma pratada
Um engasgo, uma mastigada
um Vômito!

(Mysk, Foz)

===================

O RoMpImEnTo

obancodapraçahojetávazio
ocasaldeontemnuncaexistiu

(Carol, Foz)

====================

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. "

(Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário: