sexta-feira, 6 de março de 2009

SONHO NÈGRE (Por: Mano Adão)

Esses últimos dias fiquei muito feliz, sabe porque?
Porque eu estava conversando com uma moça de pele branca e no meio da conversa ela falou que queria ser morena. Eu perguntei o porquê. Ela respondeu:
“A cor morena não mostra a idade e também tem vários talentos e dons naturais.
Foi a cor negra quem inventou o carnaval, o samba, futebol, capoeira, Funk, Rap etc.
Tudo que vocês inventam pega”, ela falou para mim que queria ser como nós.
Eu perguntei por que, se nós sofremos bastantes preconceitos por todos os lados.
Ela respondeu que apesar dessas dificuldades nós não desistimos nunca, estamos sempre lutando. E continuou: “apesar de eu ser branca minha descendência é negra, eu tenho sangue negro, mas fico chateada”. Eu pergunto porquê. Ela responde:
“Eu queria ser negra por dentro e por fora”.
Chego a uma conclusão. A cor negra tem muito valor, nós somos pedra nos calçados de muita gente, só queremos conquistar nosso espaço da maneira certa sem prejudicar ninguém e nós não tapamos o sol com a peneira, nós somos espinhos na roseira, com a gente se quiser comer mel vai morder bunda de abelha.
Porque nós somos Negros. Isso que é um sonho Nègre.

(Mano Adão é B.Boy e arte-educador em Foz do Iguaçu).

Nenhum comentário: