terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CONSCIÊNCIA NEGRA. ZUMBI VIVE!!!

O dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, é um dia para reflexão sobre a questão racial. Nesse dia, no ano de 1695, aconteceu o assassinato de Zumbi dos Palmares, mártir da luta pela libertação dos negros no Brasil. Esse ano o MONARFI (Movimento Negro e Antiracismo de Foz do Iguaçu), liderado pelo Seu Raimundo, promoveu no dia 23 de novembro, um domingo de muito sol, o evento do dia da Consciência Negra. Como é de praxe, a manifestação aconteceu no Laguinho – Porto Meira – e tomou toda a tarde. Entre as atrações rolou um reggae com a banda Raizen, Hip-Hop com CIA de Rua, Cartel do Break e Cartel do Rap, Dança Afro e muito mais. O evento contou a colaboração da Nação Hip-Hop Brasil, UJS e com o “APOIO” da Fundação Cultural.
No dia 27 de novembro a Associação dos Morados do Jd. Ipê realizou o Prêmio Zumbi dos Palmares. A premiação foi no Teatro Barracão e homenageou os cidadãos negros de Foz que se destacaram por seus trabalhos. A idéia da criação do prêmio foi do maratonista Robson Douglas e os homenageados ganharam estatuetas produzidas pelo artesão Francisco Insfrán Ruivo (conhecido como Chiquinho Charango). Segue lista dos homenageados:
Geraldo Martins, Elson Marques, Luciano Alves, Jakson Lima, Robson Douglas, Pedro Katana, Luana, Carlos Café, Edna Almeida, Pastor Manoel, Padre Edivaldo e professor Maikon.

Nenhum comentário: