terça-feira, 9 de dezembro de 2008

INTERCÂMBIO (Por: Lizal)

O gerente chamou a nova telefonista até sua sala. Trancou a porta e começou a assediá-la.

- Você é muito linda. Disse-lhe passando as mãos em seus cabelos.

A moça que enfrentara cinco meses de desemprego, precisava muito desse trabalho.

- Vem com o papai. Insistiu.

Ela relutou, mas não conseguiu escapar das garras do chefe. No canto da sala ele havia instalado uma câmera que filmava tudo para ser exibido em uma festinha particular para os amigos. Depois daquele dia a mulher nunca mais foi a mesma, andava cabisbaixa, triste, já não cuidava da filha como antes.

O mundo é feito de mundos diferentes.

O gerente embarca em seu carro importado e acelera sem olhar pro ponto de ônibus onde a moça que violentara espera a sua condução que certamente passará lotada e chegará uma hora e meia depois ao seu destino.
No dia seguinte o gerente chamou o funcionário negro e xingou-o na frente dos clientes.

- O que ta acontecendo? Você é burro? Colocou o preço errado nessa mercadoria. O prejuízo será descontado no seu salário. Tem que ser preto mesmo.

O rapaz enfureceu-se, mas não falou nada, precisava muito do salário. Tinha mulher e filhos pra sustentar. Chegou em casa, olhou para os filhos com vergonha. Torceu para que crescessem homens corajosos, com coragem para dar um soco na cara do chefe, se preciso fosse.

O mundo é feito de mundos diferentes.

Enquanto o rapaz pedalava forte a sua bicicleta, viu seu chefe passar a toda velocidade ao seu lado, ignorando-o. Vendo os filhos dormirem lhe bateu uma tristeza imensa e um sentimento de impotência. Uma lágrima caiu dos olhos daquele homem. Tem quem acredite que as lágrimas têm o poder de mudar a ordem das coisas.

Era uma sexta-feira, dia de pagamento e o movimento na loja estava forte. No final da tarde o gerente caminhou até o caixa eletrônico que tem no andar térreo do prédio comercial. Colocou seu cartão e se assustou.

- 500 reais, o que é isso? Deve estar com problema.

Quando passou pela recepção a moça telefonista falou ironicamente:

- Cortaram um zero do seu salário chefinho?

- O que está acontecendo?

- Esse mês eu recebi o seu salário de 5 mil reais e você pode ficar com o meu de 500 reais.

- Você ta loca.

- Não to não. Isso se chama intercâmbio salarial.

O gerente não deu idéia e deixou para ligar mais tarde pro banco. No fim do expediente desceu de elevador até o estacionamento. Não acreditou no que viu, no lugar do seu carro estava a bicicleta do funcionário que ele humilhou. Na garupa tinha um pedaço de papelão com um recado: “Isso é só um intercâmbio chefe”. Ele ficou loco. “Deve ser uma brincadeira de mau gosto”, pensou. Não sabe o porque, mas resolveu entrar na brincadeira. Subiu meio desajeitado na bicicleta e foi pedalando até sua casa que ficava a uns vinte minutos dali. Chegou em casa e percebeu que tinha alguém lá dentro. Um funcionário da empresa abriu a janela. Em uma mão segurava uma taça e na outra mão uma garrafa de vinho. Quando viu o chefe lá fora gritou meio que gargalhando:

- Intercâmbio, meu querido.

Ele colocou a mão no bolso e percebeu que tinha uma chave e um papel com um endereço. Bairro tal, rua tal, casa tal. Quando ia subir na bicicleta viu que o pneu estava furado. Caminhou até um ponto de ônibus e ficou meia hora esperando. Subiu no latão lotado e se espremeu no meio do povo. Não estava acostumado com o cheiro forte de suor dos trabalhadores e começou a ficar mal. O ônibus demorou mais de uma hora pra chegar, ele já estava querendo saltar pela janela. Nunca tinha entrado numa lata de sardinha dessas.

O mundo é feito de mundos diferentes.

Foi pedindo informação até achar a casa, um bom tempo depois.
Adentrou a casa humilde, de tijolo vermelho, sem reboco e sem nenhum luxo. Tinha um quarto, uma cozinha e um banheiro, poucos móveis e quase nada na geladeira. Havia fezes de rato sobre a mesa e no chão uma galera de formigas carregavam uma barata morta. A casa estava abafada e não tinha nenhum ventilador. Sentiu falta do ar-condicionado e de todo o conforto que desfrutava.

O mundo é feito de mundos diferentes.

Não conseguiu ficar nem cinco minutos ali dentro e correu pra fora.

- Já chega!!! Acabou a brincadeira. Vou chamar a polícia.

Meteu a mão no bolso pra pegar o celular, mas só achou um cartão telefônico de vinte unidades. Caminhou bastante até achar um orelhão. Estava com defeito e não conseguiu ligar. Continuou caminhando até sair do bairro. Passou em frente a um prédio abandonado e escutou uns gritos. Não sabe o porque, mas a curiosidade o fez entrar no prédio. Viu dois rapazes violentando uma moça. Tentou sair correndo mas, foi capturado por um dos rapazes.

- Vem com o papai. Disse o rapaz.

O mundo é feito de mundos diferentes.

Depois de ser roubado, espancado e violentado, ele ficou deitado ali no chão com o corpo todo dolorido. Depois daquele dia nunca mais foi o mesmo. Uma lágrima caiu dos seus olhos. Tem quem acredite que as lágrimas têm o poder de mudar a ordem das coisas.

Nenhum comentário: