terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Street Dance “ What a hell is iT?” (Por Pedro Ameida)

Primeiro foram os grandes salões com seus minuetos e suas polcas que deram origem à dança Clássica e as danças de Salão, conhecia-se assim aos três grandes grupos matriz; As Danças Clássicas, As Danças de Salão e as Danças Folclóricas, sendo a terceira a representação dos atos festivos e comemorativos de determinada região ou lugar específico. EUA 1929, com a grande crise que dera início ali, todos os artistas que brilhavam nas grandes casas noturnas estavam agora desempregados. Os incríveis shows mans que estrelavam as grandes noites com suas perícias no Tap (o famoso sapateado americano) junto a seus saltos acrobáticos e férulas quase que circenses estavam agora na 'Rua'. Passam dessa forma a realizar suas performances em lugares pouco usuais como esquinas e praças. Fazendo nascer a partir daí a expressão Street Dancers que fazia uma menção semântica ao desemprego da época, aliás, não era propriamente no asfalto que suas apresentações eram realizadas.

A música, fator arterial de nossa evolução nas décadas seguintes, também começou a sofrer mudanças, o mundo ia conhecer depois do blues e do jazz o Funk junto a seu mais honroso apostolo James Joseph Brown Jr que revolucionou o mundo com seu Funk style music e seus passos próprios de dança. Mais foi Dom Campbell que sintetizou a primeira modalidade: o Lockyn.
Vale lembrar que antes havia sim Danças socias como o Robot e o Charliston, mais Dom Campbell e o grupo The Lockers fizeram algo que ultrapassava esses horizontes!
Logo depois veio Bogaloo Sam com o Poppyn, Stresh com Hip Hop Dance e varios outros, dessa forma o mundo começou a se perguntar o que são essas danças? Qual sua origem? Clássica ? Salão ? Folclórica?

O mais sensato depois de muito rolo na verdade foi criar uma nova matriz a Dança de Rua!
Ou seja: Entende-se por Danças de Rua ou Street Dance: Modalidade Matriz cujas modalidades pertencentes nos permite agrupá-las em um só grupo por sua semelhança em comum sendo algumas delas:

· Foram criadas a partir de danças sociais.
· Tem o felling como maior âmbito e regra.

Uma vez que o processo evolução e conhecimento de uma modalidade ou vertente de dança é algo demorado, por exemplo, há varias brigas no ambiente do Ballet e os 'caras' tem mais de 1000 anos de existência, ou seja é natural que tenha alguns conflitos de opiniões ou algo do gênero.
Por ser uma modalidade jovem que prega a liberdade coreografica e a identidade pessoal como praticante, já sofremos muito com o preconceito e a ignorância, na real ainda rola mas, nem compara, houve época que um professor de jazz não concordava que Dança de rua podia ser chamada de Modalidade de dança e quem dirá estar no mesmo festival de dança com grupo de dança de rua. Felizmente ou infelizmente hoje sofremos apenas com a ignorância de alguns praticantes quando estes não respeitam algumas das vertentes ou ignora as informações que o MUNDO TRAZ.

(Pedro Almeida é estudante de Danças e arte-educador em Foz e Itaipulândia).


Nenhum comentário: