terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O BANHEIRO DA FUNDAÇÃO CULTURAL. (Por: Lizal)

Estava eu andando pelo centro quando veio aquela vontade de ir ao banheiro. Como em Foz do Iguaçu não temos banheiros públicos para atender a população em estado de emergência, pensei em entrar numa lanchonete, comprar alguma coisa e pedir para usar o banheiro. Eu estava próximo à Secretaria de Turismo e dali avistei logo a frente o prédio da Fundação Cultural, imponente, convidativo, todo pintado de branco. Caminhei rapidinho até lá. Na frente do prédio duas grandes árvores oferecem sua sombra aos carros e motos dos funcionários, estacionados na calçada de pedrinhas brancas e pretas – a lá Av. Brasil. Em seus galhos alguns pássaros cantam, voam e fazem seus ninhos. Oito banquinhos estão espalhados pela calçada, onde casais de namorados tiram um lazer e um senhor com o olhar cansado observa o movimento.

No hall de entrada um tapetinho azul com o logo da Fundação dá as boas vindas. Dois vasos com plantas decoram o local e no corrimão da escada enfeites indicam a proximidade do natal. O piso é quadriculado, preto e branco, e dá a impressão de estarmos em um tabuleiro de xadrez. O banheiro fica no subsolo, a um lance de escada, e uma plaquinha indica o feminino à esquerda e o masculino à direita. Antes de entrar no recinto tem ainda um bebedouro com água gelada pra quem quer matar a sede. O local é limpinho e possui dois sanitários a sua escolha. Há ainda em um canto um mijadouro para quem só quer fazer xixi. É um banheiro bem amplo e com papel higiênico à vontade. Enquanto você faz suas necessidades pode ainda exercitar sua leitura lendo as frases escritas na porta. “Lá fora você é machão, aqui dentro você caga”, diz uma delas. A descarga tem boa pressão e o vaso sanitário é confortável. Após o alívio, com as necessidades satisfeitas, você ainda pode lavar as mãos. Pode escolher entre as duas pias, branquinhas como a neve. Logo acima da pia tem um espelho. A única coisa que faltou foi uma toalha pra secar as mãos. Mas aí já é querer demais, a verba destinada à cultura é pequena.

Lizal Convida:
Quem quer conhecer o banheiro da Fundação Cultural faça uma visitinha, é grátis. Ele fica localizado na Rua Benjamin Constant – Centro - próximo a Igreja Matriz.

(Lizal é ativista do movimento Hip-Hop em Foz e é totalmente contra a elitização da cultura e a falta de apoio e respeito para com as culturas praticadas por moradores de periferia).

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu já soltei um barro naquele banheiro...

é bem sujinho...

Unknown disse...

Ainda bem que temops alguma informação precisa e atenta para satisfazer as mais basicas necessidades

FANZINE CARTEL DO RAP disse...

com certeza...

falta banheiros publicos na nossa cidade....

e falta incentivo para as culturas de periferias...