quinta-feira, 21 de maio de 2009

2° MINI MEGA EVENTO

Cultura é bom e o povo gosta!!!

O bairro Cidade Nova foi o palco do 2° Mini Mega Evento, um final de semana inteiro de atividades, que proporcionou arte, cultura e diversão para esse bairro tão desassistido pelo poder público. Em setembro de 2007, nesse mesmo bairro, ocorreu o 1° Mini Mega Evento, que contou com batalhas de Break e de Rima, grafite, DJs e shows com 15 grupos de Rap. Nessa nova edição a idéia foi ampliar com outros seguimentos culturais como cinema, teatro e artes circenses. O evento começou na sexta feira com cinema, sessão infantil e adulto e apresentações teatrais.

O Cidade Nova, bairro localizado na região norte de Foz, nas proximidades da UNIOESTE, foi construído no ano de 1996 num processo de desfavelização da cidade onde as ocupações consideradas “áreas de risco” foram removidas. A população dessa comunidade nem sempre tem condições de levar os filhos ao cinema no shopping Cataratas JL e Boulevard, então surgiu a idéia de levar cinema pro bairro. O Cartel do Rap já havia organizado – juntamente com a Casa do Teatro – uma sessão de cinema no Cidade Nova. Foi no ano de 2007 e o filme exibido foi “O ano que meus pais saíram de férias”. No Mini Mega Evento desse ano o filme infantil foi “Madagascar 2”, e o filme adulto “Visões”. A pipoca foi grátis nas duas sessões. No intervalo aconteceu contação de história com a Edinéia e Interferência Teatral com alunos da Casa do Teatro. O grupo Teatral Arte em Si também apresentou-se nessa noite cantando sons da Jovem Guarda dos anos 60 e 70. O público curtiu, dançou, cantou e se divertiu estampando um sorriso no rosto e um brilho no olhar.
Sabadão foi a noite do Hip-Hop. O evento começou com a Dança de Rua e as crews CIA de Rua e Cartel do Break mostraram pra galera a arte da dança de rua nos passos do break. Na seqüência os grupos locais apresentaram seu rap e um Freestyle improvisado na hora, interagindo com o público. Os grupos que colaram foram: Eloqüentes, DNA do Rap, Gangsta Crime e Mano Zeu.

O domingo foi das crianças que se amontoaram para assistir a apresentação circense da Troupe Luz da Lua. A Troupe fez um grande show com palhaço, malabares, acrobacias, fita, cubo e truques de mágica. As crianças se divertiram muito a cada técnica nova desenvolvidas pelos artistas João Malabares, Régis e Valdirene. Nesse domingão ainda teve pintura no rosto das crianças com a Carol e o Mano Santiago. Para fechar o evento a Cris – em nome do Casulo Rock Bar – distribuiu ovos da páscoa para a criançada. Foi o resultado do Festival de Páscoa que ela realizou no Casulo Rock Bar, onde a galera que colou levou uma barra e chocolate para a confecção dos ovos.

O 2° Mini Mega Evento foi sucesso total e já está em discussão com os manos do Hip-Hop a possibilidade de se expandir para outros bairros de Foz. Fica aqui a nossa idéia para a Câmara de vereadores e Fundação Cultural que reconheçam a importância de eventos como esse, apóiem e incentivem atividades culturais voltadas à população local e não somente voltadas ao comércio e turismo.

Nenhum comentário: