terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cotas infernais (Por Sérgio Vaz)

Povo lindo, povo inteligente, esta semana de moda "Fashion Week" que aconteceu em São Paulo novamente o assunto sobre cotas de modelos Negros no desfile veio à baila, e como sempre, muita discussão sobre o tema, que pouco avança em solução, mas uma coisa em especial me chamou atenção. É que alguém, não me lembro o nome agora, disse que o negro precisava conseguir o espaço com esforço próprio, e que essa coisa de cota só desvalorizaria o trabalho da pessoa, e coisa e tal.

Outro dia também participei de uma reunião com intelectuais da literatura que estavam preparando um novo prêmio para novos e velhos talentos da escrita. Num dado momento alguém que se esbarrou em mim por acaso com o olhar me perguntou o que achava. Disse que era legal, mas que precisávamos fazer uma coisa parecida aqui na periferia, já que a cena literária não para de crescer, e blá, e blá, enfim. Mas aí um cara me falou:

-Mas aí, se criar um prêmio pra periferia vai criar uma divisão...

-Sim, é isso que eu quero: dividir. - Argumentei.

Lógico que ninguém ouviu o que eu disse, e o mínimo que consegui foi apenas um mal- estar na roda literária. Nunca mais fui.
Por que será que as pessoas têm dificuldades para dividir as coisas?

E se as pessoas não tem oportunidades iguais, como disputar de igual para igual?
Tudo se resume a uma coisa só: falta de generosidade. E o que mais me preocupa é que a maioria das pessoas que são contra, são cristãs, seguidoras de cristo. Sim, Cristo, aquele mesmo, o que dividiu os pães e distribuiu os peixes com os mais carentes, que faz cego enxergar, surdo ouvir (?) e deficiente andar, que pregou a paz entre os seres humanos. Já pensou, no que uma pessoa que acredita no diabo é capaz de fazer então?
Xô satanás, já temos demônios demais aqui na terra.

Juro que pra mim é difícil entender porque uma pessoa que já tem sapatos se incomoda quando alguém descalço também quer um. Essa tal gente do bem, me enche o saco com tanta maldade.Essa gente prefere que lhes roubem os tênis a entrelaçar os cadarços. Prefere ficar com as mãos para o alto a retirar as pedras do coração. Prefere o medo do semáforo a abrir as portas da escuridão.

Se alguém puder me responder, por favor, responda: "que gente é essa?"
O diabo devia reservar uma cota de 100% no inferno para essas pessoas. Mas não em qualquer inferno, no nosso, onde a maioria do nosso povo vive.

Fonte www.colecionadordepedras.blogspot.com

Nenhum comentário: