segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

óIA sÓ (Por: Lizal)

Ato no Morro do Estado



Dia 20 de Novembro eu estava em Niterói participando do III Encontro de Negras e Negros do Morro do Estado. Nos reunimos em um beco com vários militantes e começamos a discutir a questão racial, política, sociedade e otras cositas mais. Um senhor de idade que militou a vida inteira no Movimento Negro e outros movimentos sociais estava comentando sobre o jogo do Flamengo que aconteceria no domingo. “O estádio vai lotar, milhares de torcedores cantando o hino do flamengo. Quero ver quando toda essa galera cantar junto a Internacional Socialista”.


**************************

E se o Morro descer?

Adair Rocha participou do debate Cultura é Favela, Favela é Cultura, no
I Festival Fala Favela que aconteceu na UFF no dia 19 de Novembro. Ele fechou sua fala dizendo: “Todo mundo diz que o bicho vai pegar quando o morro resolver descer pro asfalto. Na verdade o bicho vai pegar quando o morro não descer pro asfalto, porque aí a cidade pára”.


***************************

Coisa de Cinema

Fui no Araribóia Cine em Niterói para assistir a Sessão “Samba de Bamba”. O bom de ir no cinema é que não tem seguranças revistando as pessoas na portaria.

(Poderíamos adotar essa política em todos os eventos culturais).


*************************


Brasil Ilegal

Em 11 anos 10.000 pessoas foram assassinadas pela polícia a título de “auto de resistência” no Rio de Janeiro.

(O Estado brasileiro é genocida ou não?)


*************************


(CU)FA

Que a CUFA (Central Única das Favelas) perdeu o prestígio frente a galera de esquerda do Rio de Janeiro eu já sabia. Mas ainda não sabia que virou sinônimo de palavrão. Ouvi um maluco xingando o outro: “Seu filho da CUFA”.

(Cada um colhe aquilo que planta).


***************************


Para cada 17 denuncias de racismo, só uma vira ação penal.


****************************

Óia sÓ:

- O site criado pela família de Michael Jackson para sortear ingressos para o seu enterro registrou mais de 500 milhões de acessos em 90 minutos (120 mil visitas por segundo).
A mídia deu mais atenção a morte do ídolo do que ao desastre do vôo 477 ocorrido alguns dias antes.
- Durante a cerimônia do Oscar, em Hollywood, cerca de 2 bilhões de telespectadores ficam em frente a televisão para assistir os artistas milionários.
- Na Espanha numa mesma semana, 50 mil torcedores comparecem ao estádio Santiago Bernabéu para saudar o jogador brasileiro Kaká, e outros 80 mil, para receber o português Cristiano Ronaldo, contratados pelo Real Madrid por valores que atingem, somados, a cifra de 500 milhões de reais.
O desemprego bate recorde na Espanha com 4 milhões de trabalhadores sem emprego.
Procurem na internet pelo texto ‘Thriller’ de José Arbex Jr. publicado na revista Caros Amigos, agosto de 2009, de onde eu extraí essas informações.


**************************


Vem aí:

Organizado pelo Coletivo de Hip-Hop LUTARMADA, o filme "HIP-HOP CANTA E DANÇA A SOLIDARIEDADE AO POVO HAITIANO". O filme tem como base o Hip-Hop e vem denunciar as falsas benfeitorias que as tropas da Minustah realiza no Haiti, com imagens fortes de algumas ações da ONU em Cite Soleil exibidos pelo filme "O que se passa no Haiti", apresentação de grupos e artistas do hip-hop em solidariedade ao povo do Haiti. Dizem por aí que “as apresentações "impecáveis" dos participantes deram ao filme, uma linguagem que nem os mais aficcionados cinéfilos conseguem compreender”.



**************************


Sobre os Meios de Comunicação:
A comunicação que temos

- A televisão:
* 5 redes de TV (Globo, SBT, Record, Bandeirantes e Rede TV): 145 grupos afiliados e 869 veículos. Concentram 80% da audiência e da publicidade em todo o país.

O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO?

Artigo 220, parágrafo 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

* 25% dos senadores e 10% dos deputados federais são concessionários de rádio e TV

O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO?

Art. 54. Os Deputados e Senadores não poderão: a) firmar ou manter contrato com (...) empresa concessionária de serviço público, (...).

* Do total de emissoras de TV, 57% são comandadas por políticos e/ou empresários, 21% por fundações privadas e universidades, 16% por Igrejas e 6% por órgãos estatais.

O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO?

Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

Fonte: Intervozes. Continua na proxima edição.


************************

Nenhum comentário: