segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

POESIAS E PENSAMENTOS

A Vida
A vida tem algumas surpresas
e algumas surpresas me fazem chorar,
Sempre acreditei na intensidade de tudo
mas algumas surpresas me fazem chorar
sempre acreditei que cada dia deve ser único
mas as surpresas...
reencontros inesperados
fazem meu coração saltar!
Que absurdo!!!!_ penso eu
chorar por tão pouco,
mas que graça teria essa jornada finita
se algumas surpresas
não se fizessem chorar

(Mysk, Foz).

--------------------------------------

BARATA

Sou uma sombra.
Aos seus olhos ameaçando,
ameaçadora.
Sou o fim em mim mesma,
isolada.
Minhas asas, meu mísero corpo,
para ti se resume:
Em nojo, ou nada;
Mas tenho nome, me chamo: barata.
Entre meus iguais, não ando atarantada.
Não tenho medo de sua fúria absurda.
Não tenho medo de nada.
Enfeito os seus lixos.
Governo frestas e cantos.
Não, não tenho canto, que me anuncie.
Apenas vivo por ti, em disparada
Me chamo, Barata.

(Fábio Lino da Silva)

---------------------------------


A luta

Contendas em minha vida
Quase fico parado
Os passos são curtos
Escorbutos em jornada
Aquele que não acreditar
Não servira para nada

O imaginário aparece
Na vida de todos
Quinado em parcerias
Aquele que dizer
Saberá de sua opinião
Se ler

Acreditara em nossa nação
Acreditara na literatura
Em nossa concentração
No grupo que formamos
Em nossa constituição
O direito que temos
Colocaremos em exposição

(Edson de Carvalho, Foz)


-------------------------------


Cadáver no asfalto.
Do alto do viaduto
aplaudem o salto.

Chuva na avenida.
Cão desbrida na enxurrada.
Luta pela vida.

(Glauco Mattoso)

---------------------------------


A madrugada é longa...
Seu braço me envolve
Seu beijo molhado me apaixona
E de madrugada quando nos encontramos
Esqueço o cansaço, esqueço da dor
Esqueço que tento te esquecer

(Carol, Foz)


-----------------------------------


INIMIGO DO ARCO-ÍRIS

inimigo de raças,
inimigo das etnias,
inimigo dos povos,
inimigo das nações,
inimigo do seu próprio povo
pois que o cega
com seu ódio racista
e o impede de ver a beleza
que outros povos possuem.

todo racista...desses que erguem muros
de rancor e desumanidade para dividir
e separar seres humanos que poderiam
ser irmãos e não inimigos....
esse racista um dia terá o muro que construiu
como sua lápide.

todo racista precisa ser combatido
vencido e destruído já que é uma ameaça
letal à biodiversidade étnica
e natural.

e pode a qualquer momento fazer
do seu ódio desumano um míssil
e bombardear o arco-íris
só por não achá-lo bonito.

(Deley de acari)


--------------------------------------

Saudade de Casa

A saudade de casa
Não me abandona
Saudade de acordar cedo
Molhar as plantas
Cuidar da horta
Sujar as mãos e os pés de terra
Tomar tererê na sombra
Do pé de acerola
Ver as crianças correndo
Indo e voltando da escola
Saudade de caminhar pelas ruas
Do bairro Cidade Nova
No sol de 40 e tantos de Foz
Tomar café na casa dos amigos
Saudade de caminhar
uma hora e meia
Até o Jardim Paraná
Duas horas de ônibus
até o Porto Meira
As ruas cheias do Paraguai
O sorriso daquela garota
O olhar daquela garota
Saudade de tudo
De quase tudo
Menos dos enquadros da polícia.

(Lizal, Foz).


-----------------------------------

Devolva-me
entregouminhasroupas
meusbibelosmeupijama
entregoumeutravesseiro
meuslençoisminhacama
soesqueceudeentregarminhaalma

(Carol, Foz)


-------------------------------------

Nenhum comentário: