segunda-feira, 11 de agosto de 2008

óIA sÓ (Por Lizal)

TRECHOS DA MATÉRIA DE JOÃO DE BARROS REVISTA CAROS AMIGOS MAIO DE 2008

(...) Quando a Prefeitura descobre que um lugar habitado por pobres está ficando valorizado, vê suas casas como “sujeira”. É preciso “limpar”, para “revitalizar a cidade”. O jeito mais comum é o despejo. No centro de São Paulo quase não se vê mais catador de lixo. A polícia metropolitana apreende as carroças. O objetivo é “limpar” o centrão, jogar a “sujeira” na periferia, o mais longe possível.
(...) A criminalização da pobreza está presente nas rampas antimendigos da avenida paulista, nos bancos com divisórias de ferro para ninguém deitar, nas praças cercadas de grades pontiagudas. O edifício Banespa, na praça da república, planejado pelo arquiteto Carlos Bratke, não tem marquise, para não dar abrigo.
(...) Constituição brasileira dita “cidadã”: Art. 6° São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição.

(Carlos Loureiro coordenador do núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria pública da cidade de São Paulo foi questionado sobre os despejos e as favelas retiradas do centro. Ele filosofou: “Para a prefeitura não bastou assistir passivamente a este processo, e não fazer nada a fim de promover o bem-estar da população pobre. Resolveu fazer alguma coisa: promover o mal-estar, excluindo os pobres até do seu espaço de exclusão. Uma barbaridade”).

Frase de Tom Jobim:

“O mundo é o retrato da nossa incompetência”.

Disse um filósofozinho:

O Lula é o Fernando Henrique de barba.

POLÍTICOS, POLÍTICAS E ETC. 1.

Diz a história, que uma mão um loko foi procurar por Lênin, passou duas vezes por ele e não o reconheceu. Ele estava trabalhando numa construção e confundia-se com os demais operários.
Hoje tem socialistas de condomínio, carro importado, Laptop, Nike no pé e celular de última geração. Edy Rock cantou: “... ser herói com um celular de dois mil real”. Parabéns ao poeta Sérgio Vaz que fechou uma poesia sua com a seguinte frase: “os heróis de hoje são todos uns bunda-mole”.

(Lênin deve se remexer no túmulo)

Frase de Sto. Agostinho:

“Uma lei injusta não é lei”.

GRAFITE NO MURO DE UMA QUEBRADA

“Quem faz a miséria é o miserável”.

POLÍTICOS, POLÍTICAS E ETC. 2.

- Você viu a mancada do Vitorassi?
- Vi. E você viu o branco que deu na mente do Samis?

Música do grupo Racionais Mc's:

“Tenha fé porque até no lixão nasce flor”


NÚMEROS DA RODOVIÁRIA TIETÊ, SP.

Nos corredores do terminal,
60 mil passageiros passam todo dia.
100 mil cafezinhos e 12 toneladas de pão de queijo são consumidos por mês.
1,4 milhão de créditos telefônicos são consumidos nos orelhões, o que equivale a 46 mil horas de conversa.
O terminal abriga 63 lojas e onze quiosques.
Consomem 650 quilowatts de energia por hora.
9 milhões de litros de água.
Mil quilômetros de papel higiênico.
1806 funcionários trabalham em três turnos
e nos dias de grande faxina, desgrudam do chão,
300 quilos de chiclete.

(Dados retirados do artigo:
A Cidade das Coisas Perdidas.
Vanessa Bárbara. Revista Piauí nº 22,
Julho de 2008).

POLÍTICOS, POLÍTICAS E ETC. 3.

Na campanha eleitoral de 2004, um vereador trocou idéia com um mano que desenvolve um trabalho de ensinar artesanato para crianças de comunidades carentes. O mano disse que precisava de uma ajuda financeira para comprar o material: Palitos, cola etc. “Sensibilizado” com o corre voluntário do mano, o vereador ofereceu ajuda e prometeu que todo mês doaria uma caixa de palitos para ele poder continuar seu projeto. Passaram quatro anos e o mano continua com seu projeto, comprando o material com o dinheiro do próprio bolso. O vereador se elegeu, mas nenhuma caixa de palito foi doada.

(Agora em época eleitoral, com certeza o vereador aparecerá. Se marcar até com uma caixa de palito. E na cara dura vai dizer: “Demorou um pouco, mas eu prometo que as outras caixas vão chegar rapidinho. Vai ser dois palito”).

Nenhum comentário: