segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval e Comunicação (Por: Lizal)

Pra se trabalhar com comunicação popular no Brasil tem que ter muita força de vontade e criatividade, para escapar das garras da grande mídia e criar práticas alternativas de informação e enfrentamento. Nesse carnaval, enquanto a indústria cultural de massa investe pesado na mega-estrutura das mega-escolas de samba e a grande mídia põe os holofotes sobre seus artistas, os comunicadores populares do Rio propõem uma “folia” alternativa. Na sexta feira, dia 12 de fevereiro, eles se reúnem na Cinelândia com o Bloco “Fala Puto que eu te Escuto”, um bloco que reivindica o direito à folia e à comunicação. No flyer de divulgação do bloco nós lemos: “Ei! Psiu… chega de só ouvir e dar boa noite pro “casal 20 do plim – plim”. Fala Puto que Eu Te Escuto! Vem, vem, vem… é nessa sexta (12) às 20h na praça Cinelândia. Fale, cante e grite, mas não venha só! Traga seu tamborim, cuíca, corneta, caixa de fósforos, panela… Fala Puto que Eu Te Escuto, um bloco recém nascido com pimenta na boca! Formado por comunicadores populares que pulam, gritam, pintam e bordam o ano inteiro pelo direito à comunicação”.

Samba enredo do Bloco Fala Puto que eu te Escuto:

Deixa eu Falar

Rio, cidade maravilhosa
É a própria poesia
Paias, futebol, mulatas e folia
Só pra vender no exterior
Divisas para a mídia que falou

Mas não se lembram, lá no início
O gueto deu o grito
Que nunca se calou

Bis:
Mas essa força ta aqui
Tentando se expressar
Agora é pra valer
Deixa eu falar

Na favela
A gente sabe conviver (pra valer)
Na novela ou na revista
Só rola pra inglês ver
Vem aqui quero mostrar
Como mora o cidadão
Sem blindado, sem caveira
Chega aqui no meu portão

Logo ali tem nossa rádio
Jornal, blog, twitter e tudo mais
Pra mostrar a verdade
Que a grande TV não trás

Liberdade de imprensa
É a voz do cidadão
Liberdade de empresa
O que é isso meu irmão?
Liberdade de imprensa
É a nossa comunicação
Liberdade de empresa
Isso é globalização

Refrão:
Se você não percebeu
Abre o olho e vem mudar
Sem plim plim, sem conversinha
É bem aqui
Deixa eu falar

Nenhum comentário: