segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CARTEL DO RAP COMPLETA 9 ANOS DE RESISTÊNCIA

E a Chave Continua sendo a União!!!


O Movimento Hip-Hop chegou em Foz do Iguaçu no início da década de 90 através dos discos gravados por grupos de Rap paulistas. Muitos jovens passaram a ouvir essa música e identificar-se com a ideologia dessa cultura. No final dessa década surgem os primeiros grupos de Rap. Em 1998 surge o grupo Mundo Iguaçu e em 1999 os grupos Enquadro Verbal e Aliados da Periferia. No ano 2000 surgem em Foz os primeiros coletivos de Hip-Hop, o MH2I (Movimento Hip-Hop Iguaçuense) e a Banca CDR (Cartel do Rap) que começaram a difundir o Movimento Hip-Hop na cidade. O Cartel do Rap foi o maior responsável pela divulgação e expansão do Movimento Hip-Hop em Foz do Iguaçu. Desde a sua criação, leva contigo como ideologia a frase “A Chave é a União”, e busca a união dos grupos de Rap da cidade para desenvolver e difundir o Movimento Hip-Hop. Nesses nove anos de existência organizou dezenas de eventos nos bairros periféricos da cidade. O primeiro evento que o Cartel se apresentou foi no Jd. Guarapuava, era um show/protesto contra a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. O primeiro organizado pelo Cartel do Rap ocorreu na Associação de Moradores do Jd. Lancaster. O evento que foi batizado de ‘2° Festival de Rap’ rolou no dia 17/05/2001 e o ingresso custou 1 kg de alimento que foram doados a famílias necessitadas.

Eventos:

- Rap na Quebrada.




O evento Rap na Quebrada surge com o intuito de levar o Movimento Hip-Hop para os bairros, que estão sem acesso à cultura. Os equipamentos de som são montados na rua ou em algum bar e o convite é para toda a comunidade. O evento chegou na sua edição de n° 30. O primeiro Rap na Quebrada rolou no dia 05/10/2003 na favela do Jd. Paraná e os grupos que se apresentaram foram X2daB, Conexão PB, ADP (Aliados da Periferia), Mano Vinícius e Facção VY.

- Rap in Foz.



O evento Rap in Foz também é realizado nos bairros periféricos iguaçuenses e chegou na 18° edição. O primeiro Rap in Foz aconteceu na favela da Morenitas no dia 30/10/2004. Os grupos que se apresentaram no evento foram: Aliados da Periferia, Revolucionários MC’s, Esquadrão do Rap, M.A. do Gueto, ZNF, Conexão PB e MDK.

- Hip-Hop.



O evento Hip-Hop percorreu diversos bairros da cidade e chegou a 17 edições. A sua 2° edição rolou na Favela do Queijo no dia 14/08/2005. Os grupos que se apresentaram foram: ZNF, Revolucionários MC’s, Voz do Gueto, Dpendents do Rap, M.A. do Gueto, Conexão PB e Aliados da Periferia.

Com esses eventos o Cartel do Rap percorreu os seguintes bairros: Jd. Paraná, Morumbi, Cidade Nova, Três Lagoas, Jd. Naipi, Favela do Queijo, Vila C, Favela do Bambu, Favela do Petrópolis, Vila Iolanda, Favela do Cemitério, Santo Antonio, Porto Meira, Jd. Canadá, Vila Paraguaia, Favela do Monsenhor, Favela da Mosca, Jd. Jupira, Favela do Petrópolis, Guarda Mirim, Jd. Belvedere, Favela da JK, Favela da Morenitas, Jd. América (beco), Portal da Foz, Porto Belo, Jd. Primavera, Jd. Lancaster, Jd. São Paulo, Jd. das Flores, Vila A, Ouro Verde, Vila Adriana e Jd. Guarapuava.

Além dos eventos nas quebradas o Cartel se apresentou em alguns eventos no centro da cidade nos seguintes locais: Taberna, Café Concerto, Urbanus Bar, Casa do Teatro, Praça da Bíblia, Praça do Mitre, Calçadão da Rio Branco ,Teatro Plaza Foz, Otroplano e Casulo Rock Bar. Além de apresentações em colégios e faculdades, apresentaram-se nos seguintes shows em Foz: Racionais Mc's, DBS e a Quadrilha, Ndee Naldinho, Império ZO, Realidade Cruel, Facção Central, SNJ (São Paulo), e Cirurgia Moral (Brasília).

Intercâmbio



Em julho de 2004, organizado pela Casa do Teatro, Family Roots e Cartel do Rap, ocorre em Foz o 1° Encontro Hip-Hop na Fronteira. A conexão Foz-Londrina aconteceu através de oficinas dos quatro elementos do Hip-Hop que foram ministradas por ativistas do Movimento Hip-Hop Londrinense. Além das oficinas rolou debates e apresentação dos alunos formados nas oficinas. Rolou ainda um show com 08 grupos de Foz e 03 grupos de Londrina no bar Taberna. Os alunos das oficinas de grafite se juntaram e grafitaram mais de dez metros de extensão de um muro existente na terceira pista da Avenida JK.

A segunda edição aconteceu em maio de 2006 com a organização da Casa do Teatro e o apoio do Cartel do Rap, A.C.U.S.A. (Associação Cultural Sociedade Alternativa), UHURU e Colégio Monsenhor Guilherme. O intercâmbio novamente foi com Londrina e ofereceu oficinas de Grafite, MC, DJ, B.Boy e Street Ball. As aulas aconteceram no Colégio Monsenhor Guilherme e no sábado, os alunos que participaram das oficinas, apresentaram-se na Casa do Teatro, expondo o que aprenderam em dois dias de oficinas.

Através desse intercâmbio o Cartel do Rap reconhece a necessidade e a importância de um contado e um diálogo maior entre o Movimento Hip-Hop do Paraná e começa a viajar para outras cidades, apresentando-se em eventos que acontecem nesse estado. Viajaram para Apucarana, Toledo, Campo Mourão, Cascavel, Mandaguari, Marechal Candido Rondon, Assis, Curitiba e Santa Teresinha, divulgando o Hip-Hop local e fechando parcerias. Através dessas parcerias trouxe para Foz o show dos grupos Rajada MC’s (Campo Mourão), Thiagão e os Kamikazes do Gueto (Paissandu), Esquadrão de Rua (Marechal Candido Rondon).

Nenhum comentário: