segunda-feira, 15 de junho de 2009

POESIAS E PENSAMENTOS

Ironia Efervescente

Hipocrisia causa azia!

Vou tomar um antiácido
Para suportar a histeria
De sua hipocrisia
Estampada na fotografia
E ficar de bem com a vida

(O Ministério da Saúde adverte:
Afetação de virtude
causa danos à alma)

Graça Carpes

(www.pulsarpoetico.zip.net)

------------------------------

Revolta

O barulho do cachorro
Os passos de uma criança
O futuro de esperanças
Pisoteados ficam

A angústia no ar
A infelicidade, revoltas
A inimizade, o desprezo...
A solidão
O pesadelo
Quando chega dói

O passo
A realidade
O verso e reverso
Inspiram em mentes
Pisoteados ficam
Quando chega dói

(Edson de Carvalho, Foz)

----------------------------

Reação

Não basta a indignação
Precisamos sim de uma reação
Tomar uma atitude diante da segregação
Em tempos de globaritarismo
A tendência é EXCLUIR o cidadão
E as oportunidades onde estão
E o acesso a cultura, esporte e lazer
Em tempo de campanha
São temas que fazem a maior fama
E depois que tudo passa
O agito do poder da lábia
Toda essa estória parecendo conto de fada
Se espalha no ar como fumaça
São décadas de exploração
E temos tão pouco tempo pra que isso vire passado
Um pequeno grupo se esforça
Mal diante do sistema retrogrado
Para e fica parado
Ou faz parte do sistema podre e covarde
Que está ultrapassado
O que nos resta é a Esperança
Palavra que acompanha o cidadão por onde ele for
“Precisamos de um espaço
De um espaço cultural
Aonde todos participem
Sem preconceito de raça, cor e
Classe social”.

(Sandro Carvalho da Silva)
O Poeta de Rua-16/05/2009

-----------------------------

Morfeu
Eu adormeci e sonhei...
um sonho que não entendi
e quando acordei já não sabia mais
que eu era e de repente tudo clareou
sonhei começar do começo
e escrever as próprias regras
andar descalça e sentir o chão
então adormeci e sonhei
um sonho que não entendi.

(Misk, Foz)

----------------------------

O povo quer viver
A mesma sede me acompanha
E esta sede de liberdade
Não se distrai com água

(Elvio Romero)

-------------------------

De que vale

O sorriso
Sem esperança
O braço
Sem força

De que vale?

O corpo
Sem coragem
Os pés
Sem caminho

De que vale?

Os olhos
Sem brilho
A boca
Sem palavras

De que vale?

O coração
Sem sentimento
A mente
Sem pensamento

De que vale?

O homem
E o vazio do seu silencio...
De que vale?

(Carol Miskalo, Foz)

------------------------

"Temos que Lutar por um mundo
onde sejamos
Socialmente Iguais,
Humanamente diferentes
e Totalmente Livres”

(Rosa de Luxemburgo)

---------------------------

“Ser preto é moda, concorda?
mas só no visual
continua caso raro ascensão social”

(GOG)

-----------------------

Olhos

Teus olhos verdes
Fitam-me noite adentro
Entre um gole de cerveja
E uma tragada lenta no cigarro.
Teus olhos verdes
Beijam-me noite adentro
Tocam minha alma
E incendeiam minha loucura.
Teus olhos verdes
Brincam com os meus
Noite adentro
E roubam minha serenidade.
Teus olhos verdes
Beijados, sentidos e tocados
Somem na acidez
Que irrompe em minhas palavras.
Assim, ferem minhas certezas
Revoltam minhas dúvidas
E anarquizam meus pensamentos.
Para estes olhos verdes
Deixo apenas uma pergunta:
Quando voltarão
Para me visitar?

(Carol, Foz)

Nenhum comentário: