segunda-feira, 14 de julho de 2008

RAP É O SOM FESTIVAL - 2008

O busão saiu de frente do TTu às 07:00 hs da manhã. Trinta pessoas lotaram o banza em destino à Campo Mourão, cidade do interior do Paraná, onde acontece pelo segundo ano consecutivo o evento Rap é o Som Festival. Esse evento reúne nas dependências do SESC de Campo Mourão, grupos de rap de todo o interior paranaense.

Chegamos em solo mourãoense perto das 12:00 hs e um vento frio dava as boas vindas aos iguaçuenses. Próximo as 14:00 hs, a quadra do SESC (onde estava montada a estrutura do show) estava repleta de manos e minas. Em um canto da quadra estava montada uma barraca, onde um mano comercializava roupas de sua própria grife: Boss Class, marca de Hip-Hop criado esse ano em Campo Mourão pelo Dj Papa-Léguas (RJD). Os grupos que tinham CDs gravados, aproveitaram e locarizaram-se ao lado da barraca, para vender seus Cds.. O evento começou e os B.Boys e B.Girls presentes fizeram uma enorme roda de Break. Enquanto os Djs discotecavam eles dançavam no meio da quadra do SESC. Quando os primeiros grupos de rap se preparavam para as apresentações, os B.Boys reuniram-se em outro espaço, para dançarem, confraternizarem juntos e trocarem informações e contatos.

Os dois primeiros grupos a cantar no evento são de Foz do Iguaçu. DNA do Rap e Profecia da Fronteira subiram ao palco do Rap é o Som para representar o Rap iguaçuense e mostrar seu trabalho ao público presente. Da Zona Leste de Campo Mourão colou o grupo Força do Rap e de Umuarama o grupo Impacto MC's. Representando o rap gospel, o grupo Conquista Final também de Campo Mourão subiu pelo segundo ano consecutivo ao palco do Rap é o Som; quem esteve lá ano passado percebeu a evolução desse grupo que traz boas mensagens em suas músicas. Da cidade de Paranavaí colou no evento o grupo Drama Real. O grupo que já tem um cd na rua com o titulo de Dramático, mas Realista, está finalizando um novo trampo. O sétimo grupo a apresentar-se foi o grupo Filhos da Noite, de Maringá; grupo que passou por diversas formações e colou para mostrar uma nova proposta.

Um grupo que se destacou no evento veio da cidade de Rolandia e chama-se Resistência. Encantou o público pela boa performance de palco, sincronia, boas músicas e os refrões contagiantes da backing vocal. O grupo Resistência tem um trampo gravado: O Vale daSombra da Morte. De Cianorte colou Exito, que faz parte da Banca DPQ. Outros manos que também apresentaram-se ano passado é do grupo Consciência Ativa, de Campo Mourão. Em breve poderemos conhecer melhor seu trampo através de um álbum que estão finalizando. Representando Paysandu, apresentou-se no evento o grupo União Periférica. Os manos estão a miliano na correria e evoluindo dia após dia. O grupo Reféns do Crime Campo Mourão se apresentou pelo segundo ano no evento. A quadra do SESC estava lotada e a noite vinha chegando. A lua brilhava imponente no céu e o evento começava a esquentar, apesar do clima frio daquela noite.

Outro grupo de Umuarama, Diário Cruel, apresentou-se pela primeira vez em Campo Mourão. O grupo está finalizando o Cd Não Julgue o Livro Pela Capa. No ano passado o Mano Will no Control apresentou-se solo e estava lançando seu primeiro trampo. Nesse ano juntou-se ao grupo Pensamento Racional - que também cantou ano passado - e cantaram os sons que sairá no álbum do grupo, CD bem esperado pelos ouvintes de Rap Nacional.

Uma das horas rush do evento foi quando subiu ao palco o grupo Conexão do Gueto, da cidade de Umuarama. Com a parceria do Mano Thiagão botaram o público para cantar juntos os versos da música Tático Assassino (que já é Hit nas cidades paranaenses). Na seqüência subiu ao palco o grupo Rajada MC's, de Campo Mourão, idealizadores do evento. Com ótimas performances do Dj Papa-Léguas, apresentaram os sons de seu novo single, lançado a algumas semanas atrás. Rajada Mc's já é destaque no Hip-Hop paranaense e prepara novo álbum pra registrar a nova fase do grupo. Resumo os sons novos do Rajadas em uma frase: “Músicas feitas com sentimento”.

O Mano Thiagão mostrou que tem público e novamente fez tremer o chão da quadra do SESC. Desta vez com o seu grupo Thiagão e os Kamikazes do Gueto. Os manos e minas puderam ouvir o som Tático Assassino parte III, com refrão que certamente deixará os gambé puto: “Polícia é tudo sangue bom!!! / sangue bom de derramar”. O grupo já fez barulho com o CD Jardim de Pedras e está finalizando um novo trampo. Outro grupo de Cianorte que colou no evento: Verso Agressivo. Ano passado já haviam marcado presença. O grupo tem um Cd na rua (Tendência Suicida) e está finalizando outro (O Religioso Profano). O grupo Atitude Consciente representou sua terra (Campo Mourão). Os manos que também apresentaram-se ano passado estavam pré-lançando seu 2° CD (Soldado 121). Seu primeiro trampo (Na Mira do Mal) teve boa aceitação pelos irmãos.

De Foz do Iguaçu colou também o grupo ADP Aliados da Periferia que lançou seu CD de demonstração recentemente. O grupo comemora 9 anos de correria pelo Hip-Hop. “Vai mano, acredite mais, acredite em você” foram as palavras de incentivo cantadas na música piras conscientes.

E pra fechar com chave-de-ouro o evento, subiu ao palco a Banca denominada MPC 288. Mais de 10 manos revezaram-se nos microfones para cantar canções feitas em parceria. A Banca é formada por Djs e Mc's de diversos grupos de rap e lançará um selo para gravar os integrantes da Família. No estilo Wu-Tang Clan.

SALVEEEEEEEE.... até a próxima.

Nenhum comentário: