quinta-feira, 2 de abril de 2009

2° MINI MEGA EVENTO DO CIDADE NOVA


O Bairro Cidade Nova está localizado na região norte da cidade, nas proximidades da UNIOESTE. Esse bairro foi construído no ano de 1996 num processo de desfavelização da cidade de Foz do Iguaçu onde ocupações consideradas “áreas de risco” foram removidas. Desde esse processo a comunidade desse local está “desassistida”, carente de atividades culturais que envolvam crianças, adolescentes e jovens. Lembrando que o bairro conta com aproximadamente 12 mil moradores, e estes não contam com a mínima infra-estrutura como praça, campo de futebol, biblioteca, centro cultural, pista de skate, a população desse local não sofre somente com a falta de estrutura, devido o afastamento dessa população do centro da cidade não há a possibilidade que os mesmos participem dos eventos e atividades que se concentram na região central.

Em setembro de 2007 ativistas culturais ligados ao movimento Hip-Hop de Foz do Iguaçu organizaram o 1° Mini Mega Evento no bairro Cidade Nova. O evento começou na sexta-feira e terminou no domingo, reunindo 15 grupos de Rap. Aconteceu ainda nesse evento batalhas de Dança de Rua e Batalhas de Rima, grafite e apresentação de DJs. Os shows foram gratuitos e teve boa aceitação por parte da população.

Para este ano de 2009, a proposta é ampliar esse evento envolvendo outros segmentos culturais como teatro, circo e cinema.

· Na sexta-feira do dia 10 de abril a partir das 19:00 HS, na escola municipal Jorge Amado haverá sessão de cinema infantil/adulto, posteriormente será encerrada com uma peça de teatro do grupo Arte em Si.

· Na Noite do dia 11 de abril, a partir das 21:00hs terá show de Rap com a Banca CDR e apresentação das Crews CIA de Rua e Cartel do Break.

· No domingo de páscoa a partir das 15:00hs haverá apresentação Circense da Troupe Luz da Lua, com o intuito de interagir com as crianças do bairro. Terá ainda Interferência Teatral com alunos da oficina de teatro da Casa do Teatro e Dança de Rua com o grupo Urban Way.

Lembrando que o bairro Cidade Nova tem um histórico de violência entre os jovens e que a cultura é reconhecida como um grande instrumento de conscientização e transformação dos indivíduos, é de suma importância a realização de eventos como esse.

E sabendo que a cidade aspira um diálogo entre sociedade e cultura, pedimos que a câmara de vereadores reconheçam a importância de atividades culturais voltadas a comunidade local, que não vise somente a atividade cultural para o comércio e turismo, assim pedimos o apoio das instituições representativas – eleitas para desenvolver ações em prol da sociedade – que apóiem essa iniciativa.

Local: Colégio Jorge Amado, Cidade Nova.

A entrada é franca e nas sessões de cinema a pipoca é grátis!!!

REALIZAÇÃO:

Cartel do Rap

PARCEIROS:

Casa do Teatro, Cia de Rua, Arte em Si, Troupe Luz da Lua, Guatá, Urban Way, Cartel do Break

APOIO:

Fundação Cultural

Nenhum comentário: