quinta-feira, 2 de abril de 2009

Março de Luta - Acabou a Morosidade

· No dia 10 de março aconteceu na UNIOESTE um debate sobre a luta anti-imperialista. Contou com a presença de militantes de movimentos sociais, estudantes, jornalistas, professores e ativistas culturais que colaram para discutir juntamente com Ivan Pinheiro (vice-presidente da Casa da América Latina) a conjuntura política internacional e as perspectivas dos povos neste momento de crise mundial.

· Toda sexta-feira a galera do Hip-Hop iguaçuense invade a Praça do Mitre para praticar sua arte. O primeiro encontro foi 06 de março. O ato serve como um protesto pelo preconceito para com as culturas praticadas por moradores de periferia, contra a elitização da cultura e também como reivindicação de alguns direitos. Com o slogan “A praça é do povo”, a galera sai de seus bairros – que estão totalmente desassistidos pelo poder público – e vão pra praça se reunir, dançar, cantar, conversar e fortalecer a integração entre os bairros.

· Na sexta-feira do dia 20 de março o Mano Geovane (conhecido como Lixo) organizou na Praça do Mitre um protesto contra a Violência. O “8° Festival de Cultura Contra a Violência” contou com Teatro e Poesia. O cartaz trazia a frase: “Basta de Violência” reivindicando uma cultura de paz.

· No dia 26 de Março o MST, a via Campesina e o Movimento do Pequeno Agricultor organizaram na Ponte da Amizade uma manifestação onde discutiram sobre a necessidade da integração latino-americana, a luta pela terra, trabalho e justiça para todos, (ver texto da Carol).

· Na tarde de 31 de março, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, organizou um protesto na Praça do Mitre. A manifestação é em defesa da exigência do diploma para o exercício do Jornalismo. Uma pesquisa nacional feita pela CNT/Sensus revelou que 74,3% da população brasileira é a favor da exigência do diploma para o exercício da profissão. (Ver matéria no site: www.megafone.inf.br).

Nenhum comentário: