quinta-feira, 2 de abril de 2009

DE ONDE VEM? (Por: Pedro Almeida).

Dentro do atual Mundo do Street Dance é muito comum ouvir as expressões Feeling e Soul, aliás, tem sido por esta linha que a tendência da dança vem procedendo, deixando como regra ser mais importante o sentimento mostrado na sua dança, do que a beleza ou destreza de cada passo.

Mas de onde vem toda essa pegada de sentimento e comunicação corporal?

Retrocedendo ao início, temos o ambiente africano, onde tudo se baseava nas suas crenças, mitologias e simbolismos religiosos. Antigas sociedades como os povos Yorubanos, tinham um dialeto tonal soando musical e ritimadamente, sua comunicação, dessa forma, dava assim uma importância distinta à música, nestas situações onde mais do que em qualquer outro lugar era esta tida como meio de comunicação. Se as conversas eram cantaroladas, as orações, as suas divindades, eram sem dúvidas composições musicais e a ênfase a estas súplicas religiosas eram feitas com movimentos corporais, totalmente sem nenhum nexo, técnica ou sentido, apenas êxtase. Era como começar a se mexer não imitando nada, nem ninguém, simplesmente se mover.

Aparentemente foi essa uma das heranças mais importantes que nossos ancestrais nos deixaram e que contribuem até hoje para o discernimento do que é o Street Dance, nos fazendo lembrar que a dança é maior que eu e maior que você, que ela não é a minha certeza ou a sua dúvida, é um legado que todos temos e que ninguém é total detentor de sua grandiosidade.

Axé.

(Pedro Almeida, estudante de danças urbanas em Foz)



(Danças Africanas) só feelling



Novissssssssssima escola Krump dance ... vejam as semelhanças

Nenhum comentário: