quinta-feira, 2 de abril de 2009

Todo dia é dia de luta (Por: Carol).

Homens, mulheres e crianças se aproximavam da Ponte da Amizade enquanto eu ouvia de longe o brado do povo: “Cansados? Não! Com a luta do povo ninguém se importa!”.


Dia 26 de março, numa quinta-feira ensolarada e quente, aconteceu na Ponte Internacional da Amizade um ato simbólico que demonstrou a capacidade de organização das classes oprimidas de um pedacinho da América Latina. Dois povos, duas culturas diferentes, mas os mesmos objetivos. Cada um com sua bandeira, mas todos lutando contra a terrível desigualdade que conduz o mundo a destruição.

No ato estava presente o MST, a Via Campesina e o Movimento do Pequeno Agricultor. Sob o sol escaldante os camaradas discursaram sobre a necessidade da integração do povo latino; na importância da luta por terra, trabalho e justiça para todos; sobre a questão da comercialização do meio ambiente, entendendo que ele deve estar a serviço da vida e não do mercado; clamaram também por uma solução justa para o Tratado de Itaipu e a construção de uma integração latino-americana na qual os interesses dos povos devem estar acima dos interesses do capital e do lucro.
Depois de encerrado o ato, os manifestantes brasileiros se organizaram em duas filas e saíram em marcha para a lida do campo. No caminho pessoas criticavam, riam, e era aí que eles gritavam mais forte “Se o homem não vai ao campo, o homem não come...”. Na situação atual é necessário repensar algumas críticas, é preciso refletir sobre o que o sistema capitalista nos tem oferecido, sobre a destruição e substituição do homem pela máquina, é necessário se humanizar para humanizar o mundo.

E termino este texto com mais um grito: “Todos juntos venceremos!”.

Pense, manifeste-se e proteste agora mesmo!





2 comentários:

danilogeorges disse...

Esse ato representou o rompimento com a morosidade da "pacta" triplice fornteira, isso ai mst, via cmapesina, vamo mexer nessa água que ta parada demais!!

FANZINE CARTEL DO RAP disse...

- Digam MST!!!